quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entrevistando jogadores do I IRT Mogiano

 1-      Nome completo, data nascimento, local?

Peter de Oliveira, nascido em Campinas/SP na data de 11 de março de 1981.
 
2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde?

Aprendi a jogar na aula de Educação Física do SESI Campinas com o professor Ricardo Acácio.    Logo após aprender a mover as peças procurei a extinta Academia Campineira de Xadrez onde tive aula.
 
3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem? 

Sou Auditor Fiscal da Receita Estadual (AFR/SP), formado em Engenharia Elétrica na UNICAMP em 2007, graduando em Direito na UNESP-Franca.
 
4-      Pretende chegar a ser Mestre?

A intenção eu tenho, faltam tempo e muitas vezes disposição ao estudo sério que são imprescindíveis para alcançar tal posto. O intuito é se desenvolver sempre e os resultados apareceriam naturalmente com o crescimento e aprimoramento da prática enxadrísitica.

5-      Uma partida inesquecível?



Uma partida inesquecível, também por ser recente :), foi uma que perdi para o Igor Lorenzon no I Mogiano Pensado. Nessa partida fiz uma combinação com a intenção de dar o Mate Philidor, mas simplesmente não vi um lance que defendia e simplesmente perdia a Dama sem compensação alguma. É interessante notar como o jogo pode melhorar as seguintes capacidades: Previsão,Circunspeção, Precaução e Perseverança. E essa partida, em especial, foi uma lição em relação principalmente à circunspeção e precaução, pois me mostrou que tenho que avançar muito ao inspecionar a cena inteira, observando as possibilidades "invisíveis" e também evitar a pressa  e os erros desnecessários.

Valeu Peter.
__________________________________________________________________________________

1-      Nome completo, data nascimento, local?

Ricardo Guelerman Pinheiro Ramos, 7 de Agosto de 1956, Rio de  Janeiro, RJ.
2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde?

Me formei em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1979, mas segui a carreira acadêmica. Fiz Mestrado e Doutorado na UFRJ, Pós Doutorado  nos Estados Unidos e na Alemanha, e atualmente sou professor  associado (livre docente) de Embriologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
 
3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem? 

Aprendi a mover as  peças quando tinha uns  seis anos, com meu pai,  Jose Pinheiro Ramos. Nunca tive um professor formal, mas sempre fui  um ávido leitor . Devo ter lido todos os livros de xadrez publicados no Brasil  até o início da década de 1970, mas inicialmente os que  mais me influenciaram foram as “Partidas selecionadas”, de  Vasily Smyslov, que reproduzi literalmente dezenas de vezes,  o “Manual de Xadrez” de Idel Becker, o “Xadrez Básico” de Orfeu D’Agostini  e o “Estratégia Moderna do Xadrez”, de Ludek Pachman, numa primorosa tradução do  Mestre Flavio de Carvalho Jr. Mais tarde, dois livros, “Meu Sistema” de Aaron Nimzovitch  e “Pense como um Grande Mestre” de Alexander Kotov  foram decisivos para melhorar um pouco o meu incipiente nível enxadrístico.

4-      Pretende chegar a ser Mestre?

Atualmente seria um interesse completamente irrealístico. Sempre encarei primariamente   o xadrez  como um desafio intelectual fascinante e não propriamente  como um esporte competitivo. A essa altura da vida meu objetivo continua sendo o de aproveitar todas as oportunidades de praticar, aprender algo novo  e tentar sempre jogar o melhor que puder, dentro das minhas possibilidades mentais, físicas e disponibilidade de tempo. 

5-      Uma partida inesquecível? 

A partida que empatei  em 1973 numa simultânea contra o  MI israelense Shimon Kagan, que se encontrava no Brasil para disputar o Interzonal de Petrópolis,  ganho pelo Mequinho.  Com meus recém completados 17 anos , testar meu jogo contra alguém titulado  com  >2400 de rating  foi uma experiência única e inesquecível. Lembrem-se que naquela época, o Brasil só tinha um GM (Mequinho) e um MI ativo (Helder Câmara)! Além disso a partida é muito bonita e até hoje lamento não ter encontrado na hora o golpe  25...Te3!!, que teria ganho no ato  e de forma extremamente elegante...

 Obrigado, Dr. Ricardo.
__________________________________________________________________________________
 1-      Nome completo, data nascimento, local?


Apparecido Macri Junior, 20/12/196 em Jaboticabal

2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde? 

Sou servidor público, Técnico em Contabilidade, Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal, em 1978. 

3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem?

 Quando tinha 7 anos de idade com meu irmão e meu pai.

4-      Pretende chegar a ser Mestre?

Quem dera!!!

 5-      Uma partida inesquecível?

São várias, mas uma que me lembro sempre e contra o MI Herman Claudius Van Riemsdijk.

Valeu Macri.
 __________________________________________________________________________________
 1- Nome Completo, data nascimento, local de nascimento?

Evandro Alves Brandão, 27/11/1982, em Jaboticabal-SP

2- Qual foi a idade que aprendereu a jogar, com quem?

Aprendi as regras básicas sozinho com um jogo que ganhei da minha mãe, e logo em seguida aprendi na prática com o Eliseu Batista!

3- Qual é a sua profissão, onde se formou, e o ano de formação?

Professor, Faculdade de Educação São Luís Jaboticabal, 2002

4- Tem interesse de chegar a ser Mestre de Xadrez?

Sim, como muitos jogadores, sinto que tenho condições para chegar ao título, porém é preciso dedicação intensa de profissional, o que pessoas comuns que trabalham tem maior dificuldade pra fazer. É uma missão duríssima!

5- Uma partida inesquecível?

Minha vitória contra o MI Luismar Brito esse ano em Barrinha, que me deu confiança para voltar a jogar xadrez, após um longo período afastado dos torneios.

Valeu Evandro.
__________________________________________________________________________________

1-      Nome completo, data nascimento, local? 

Jose Roberto de Oliveira Junior, 17/10/1983, Araraquara.

2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde?


Atualmente sou estudante concluinte em Direito.

3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem?

 Aprendi a jogar xadrez novo, acredito que por volta dos 7 anos, com meu pai.

4-      Pretende chegar a ser Mestre?

Meus objetivos com o xadrez esgotaram-se quando superei a idade dos 18 anos.

5-      Uma partida inesquecível?

Uma partida inesquecível foi com o hoje GM EL DEBS e ocorreu quando joguei um torneio de rápidas em São Carlos, há muito tempo. Ele simplesmente comeu todas as minhas peças! E naquela época eu me sentia "o Cara". Doce ilusão.

Valeu Tekinho
__________________________________________________________________________________

 1-      Nome completo, data nascimento, local? 

Renan Alves Brandão, 18-10-89, Barrinha – SP.  

2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde?

Secretario de Escola do Centro Municipal de Xadrez de Barrinha, ainda não me formei porque tranquei a faculdade no 4º ano de Ciência da Computação.

3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem?

Comecei a jogar xadrez com 12 anos de idade vendo meu irmão jogar.

4-      Pretende chegar a ser Mestre?

Sim pretendo chegar a ser mestre daqui alguns anos,mas ainda tenho que corrigir muitos erros.

5-      Uma partida inesquecível?

Uma partida inesquecível minha foi contra o lendário Grande Mestre “Mequinho” numa simultânea realizada na cidade de Araraquara em 2006,aquela foi a primeira vez que joguei contra um GM em que eu consegui empatar.

Valeu Renan.
__________________________________________________________________________________
 
1-      Nome completo, data nascimento, local? 

Sergio Mauricio de Sousa Silva, 30/04/1980, Batatais.

2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde? 

Professor de Matemática, 2002, Ceuclar

3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem? 

Aos 10 anos, com o amigo de meu pai, professor Fernando da FEBEM de Batatais.

4-      Pretende chegar a ser Mestre? 

Pretendo chegar a mestre fide, mas preciso me dedicar mais ao xadrez.

5-      Uma partida inesquecível?
Teve varias, mas uma que sempre me recordo é contra Canarinho nos Jogos Regionais do Interior de 2006, partida que eu precisava ganhar para classificar para os Jogos Abertos do Interior. 
Valeu Serginho.
__________________________________________________________________________________

1-      Nome completo, data nascimento, local? 

Silvio Haruo Shiroma, nascido em 20 de Maio de 1985 em São Caetano do Sul.

2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde? 

Aprendi a jogar aos 12 anos com um colega de classe chamado Willian Mendonça Viana.
3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem? 

Sou professor de xadrez. Conclui o Ensino Médio mas não fiz Curso Superior.
4-      Pretende chegar a ser Mestre? 

Sim. Acho que essa é um honraria que todo enxadrista gostaria de alcançar e comigo não é diferente. Mas, no momento, os 2300 Elo me parece uma marca tão inatingível que minha luta é 'apenas' para chegar aos 2200's. Se algum dia conseguir ultrapassar a barreira dos 2250 aí sim me sentirei um real pretendente ao título.
5-      Uma partida inesquecível?

Minha partida inesquecível foi um empate contra o MI e ex-campeão brasileiro Everaldo Matsuura. Ela me é especial não só pela força do adversário mas também por me recordar o melhor torneio que já joguei (até o momento espero, rs).
Everaldo Matsuura (2473) - Silvio Shiroma (2136)
Botucatu, 23/04/2006
Aberto do Brasil, 5ª rodada
1.e4 e5 2.Cc3 Cf6 3.f4 d5 4.fxe5 Cxe4 5.Cf3 Bf5 6.d3 Cxc3 7.bxc3 c5 8.g3 Be7 9.Bg2 Cc6 10.0-0 Be6 11.Tb1 Dd7 12.Bg5 h6 13.Bxe7 Cxe7 14.d4 Tc8 15.Ce1 b6 16.Dd2 0-0 17.Cd3 cxd4 18.cxd4 Dc7 19.Tbc1 Dc3 20.Dxc3 Txc3 21.Cf4 g6 22.Tf2 Tfc8 23.Cxe6 fxe6 24.Tf6 Txc2 25.Tcf1 Cf5 26.Txg6+ Rh7 27.Txe6 Txg2+ 28.Rxg2 Ce3+ 29.Rg1 Cxf1 30.Rxf1 Tc4 31.Te7+ Rg6 32.Txa7 Txd4 33.Td7 Rf5 34.Td6 Rxe5 35.Txb6 Td2 36.Txh6 Txa2 37.Th8 Re4 38.Te8+ Rf3 39.Tf8+ Re3 40.Te8+ Rf3 41.Tf8+ empate

Valeu Shiroma.

__________________________________________________________________________________


1-      Nome completo, data nascimento, local?     

Gabriel Ricardo Salim Name, nasci em 01/07/1950 em Ribeirão Preto.   

2-      Qual sua profissão, quando se formou, e onde?    
Sou professor de matemática, fiz graduação e mestrado em Estatística USP, formação em 1989-USP.    

3-      Qual idade começou a jogar xadrez e com quem?      
Aprendi jogar com 8 (oito) anos, vendo meus tios  Dr. Jorge Salim e Dr Carlos Kitis jogar na casa de minha avó.    
4-      Pretende chegar a ser Mestre?     

Pretendia, mas continuo pretendendo, sem obsessão.      
5-      Uma partida inesquecível?     

São várias inesquecíveis, mas uma recente, pois minha memória não esta muito boa (rsrsrrs), foi contra Evandro Brandão, partida que ganhei nos Jogos Regionais do Interior 2010 que decidiu o título para Ribeirão Preto. 
Obrigado Name.
__________________________________________________________________________________

1- Nome Completo, data nascimento, local de nascimento?
Jayme Augusto Cicogna Gimenez
Nascido em 27/09/1962, em Matão - SP.      

2 - Qual foi a idade que aprendereu a jogar, com quem? 

Aprendi a jogar xadrez aos 8 (oito) anos de idade, no Clube de Xadrez de Matão. Quem me ensinou as regras foi o saudoso "Seu" Hermete Rossi. E as primeiras (mas não só as primeiras) noções sobre a essência do jogo dos reis me foram ensinadas por nada mais nada menos que Alzir e Mário Biava, dois dos maiores enxadristas do interior de todos os tempos.    

3 -  Qual é a sua profissão, onde se formou, e o ano de formação? 

Sou médico, formado pela USP - Ribeirão Preto em 1989.      

4 -  Tem interesse de chegar a ser Mestre de Xadrez? 

Pela experiência que adquiri ao longo de tantos anos de xadrez, penso que a pretensão de se chegar a ter um título de Mestre, pela Federação Internacional de Xadrez, é realista para pessoas com muito talento enxadrístico ou, na ausência desse talento, para jovens que se disponham a dedicar várias horas diárias, por vários anos, ao estudo e à prática do xadrez. Eu já não atendo a nenhum desses requisitos! Mas o xadrez continua sendo divertido, cativante, estimulante e desafiador mesmo sem qualquer título ou pretensão maiores!      

5- Uma partida inesquecível?
Ao longo de  tantos anos praticamente ininterruptos de enxadrismo amador, joguei muitas partidas que poderiam ser consideradas inesquecíveis para mim. Tendo que eleger apenas uma, penso que foi minha vitória, de pretas, contra Gilberto Milos Júnior (hoje, e há um bom tempo, Grande Mestre Internacional e um dos maiores enxadristas brasileiros de todos os tempos), no século passado, especificamente no Campeonato Paulista Juvenil do longínquo ano de 1980, realizado em minha cidade natal, Matão. Além da partida ter sido muito interessante e jogada na atmosfera sempre romantizada da adolescência, Milos, "que ainda não era Milos" (Mario Biava), já jogava muito bem e todos já sentíamos, à época, que ele iria muito longe no xadrez.

Muito obrigado Jayme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário